.: Medições e Laudos

Medições de Ruído e Laudos Técnicos
Mapeamento de Ruído
Conforto Acústico
Acústica Arquitetônica (Isolamento e Reverberação)
Cabines Audiométricas
Equipamentos de Medição


Medições de Ruído e Laudos Técnicos

Acabe de uma vez com as discussões subjetivas e improdutivas entre vizinhos. Realizamos medições de ruído no exterior e no interior de edificações residenciais, comerciais e industriais, conforme os procedimentos da norma ABNT NBR-10151 (Acústica – Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade – Procedimento). Essa norma é adotada pela maioria dos municípios brasileiros, inclusive a Prefeitura do Rio de Janeiro (lei municipal no 3342 de 28/12/2001).

Os laudos técnicos emitidos pela Silentium são garantidos pela capacitação de seu corpo técnico e pela utilização de equipamentos calibrados pela Rede Brasileira de Calibração (Inmetro e Laboratórios Credenciados).

Ao contratar uma medição de ruído exija o certificado de calibração do medidor de nível sonoro! Sem esse certificado a medição não tem validade legal.


Mapeamento de Ruído

Para reduzir o nível de ruído em uma planta industrial é indispensável o mapeamento de ruído prévio do local. Somente com os dados de um mapeamento bem executado é possível identificar quais as fontes de ruído realmente significativas e o quanto é preciso reduzir sua emissão sonora. No caso específico de plataformas petrolíferas podemos realizar o mapeamento segundo os procedimentos da norma Petrobrás N-2074 (Controle de ruído em plataformas marítimas).

Dispomos também de equipamentos para medição de potência sonora de equipamentos in situ conforme os procedimentos da norma ISO 3747 (Acoustics – Determination of sound power levels of noise sources – Survey method using a reference sound source)

Tratamento acústico em indústrias sem mapeamento de ruído prévio é sinônimo de desperdício de dinheiro ou resultados insuficientes!


Conforto Acústico

Seja em escritórios, hotéis, igrejas, restaurantes, escolas, hospitais ou auditórios, um nível de ruído ambiente adequado é fundamental para o pleno desenvolvimento das atividades aí praticadas.

A medição do nível de ruído ambiente em bandas de oitava conforme o procedimento da norma ABNT NBR-10152 (Níveis de ruído para conforto acústico) determina se as condições existentes são adequadas e fornece os subsídios para o projeto de correção acústica se este for necessário.


Acústica Arquitetônica (Isolamento e Reverberação)

A acústica arquitetônica se baseia em dois princípios básicos: como o som se espalha dentro de um ambiente e como o som se propaga de um ambiente para outro. Para quantificar esses processos realiza-se dois tipos de medição: Tempo de Reverberação e Isolamento Acústico, respectivamente.

O Tempo de Reverberação é o tempo necessário para que o nível sonoro em um ambiente decaia 60 dB, cessada a fonte sonora presente nesse ambiente. Esse tempo varia com a absorção acústica do ambiente interno, sendo menor à medida que o som é mais rapidamente absorvido. Já o Isolamento Acústico leva em conta a diferença de nível de pressão sonora entre o ambiente emissor e o ambiente receptor, além da absorção acústica da sala receptora. O conhecimento desses parâmetros é fundamental para um bom projeto acústico.

Realizamos medições de Isolamento Acústico de acordo com os procedimentos da norma ASTM E336 (Standard test method for measurement of airborne sound insulation in buildings) e Tempo de Reverberação conforme norma ISO 3382 (Acoustics – Measurement of the reverberation time of rooms with reference to other acoustical parameters).


Cabines Audiométricas

Segundo a Portaria no 19 do Ministério do Trabalho (09/04/1998) e a Resolução no 296 do Conselho Federal de Fonoaudiologia (22/02/2003), para que um exame audiológico seja válido, é preciso que o ambiente onde se realiza esse exame apresente níveis de ruído ambiente abaixo dos limites estabelecidos pela norma ISO 8253-1 (Acoustics – Audiometric test methods).

A medição do ruído ambiente em uma cabine audiométrica é necessária para validar o exame audiológico aí realizado, ou então fornecer subsídios para um projeto de correção acústica se for necessário.


Equipamentos de Medição

Medidor Brüel & Kjaer modelo 2230 – Medidor de Nível de Pressão Sonora Tipo 1 com filtros de 1/1 e 1/3 de oitava. Medidor Larson Davis modelo DSP83 – Medidor de Nível de Pressão Sonora Tipo 1 com filtros de 1/1 oitava.


Fonte Sonora de Referência Brüel & Kjaer modelo 4205 – Fonte sonora de potência sonora, gerando ruído branco em banda larga ou filtrado em bandas de oitava. Utilizada em medições de isolamento acústico, tempo de reverberação ou potência sonora in situ.